quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MINHA TERRA MEU ENCANTO

LUZIANES-GARE A MINHA TERRA
VIADUTO DE LUZIANES-GARE
Torna-se fácil e evidente caracterizar duma forma muito prática e inconsistente a região onde nasci, como sendo o mesmo Alentejo das planuras e não como um Alentejo com características geográficas diferentes, onde se confundem duas regiões (Baixo Alentejo e Algarve); estou a falar de Luzianes-Gare, terra onde nasci e à qual continuo a manter a minha ligação.
Não podemos comparar Luzianes-Gare à sede de concelho que é Odemira, tanto pela dimensão, como por tudo o resto. Seria um autêntico disparate, como seria um autêntico disparate dizer que Luzianes-Gare é e foi diferente de freguesias de terras do interior que lhe são confinantes.
Não terão sido por certo diferentes no passado, como não o são no presente, e nesse aspecto sem referir nomes, creio que todas as zonas interiores do concelho de Odemira se assemelham e se identificam em grande parte com Luzianes-Gare.
É possível que as pistas aqui deixadas, abrangendo um pouco daquilo a que podemos chamar de história recente, sirvam para melhor compreender o presente e eventualmente preparar um futuro com mais objectivos no horizonte.
Não irei escrever apenas sobre a minha terra, por muito bairrista que me possam chamar; afinal a sociedade em que vivemos é global e como tal abrangente a todos os níveis.
Permitam-me como tal, escrever algo neste meu Blogue, que nunca chegará a ser algo muito organizado, mas sim algo que …em devido tempo veremos!!!

NÃO ME DIGAM DEPOIS QUE ISTO CHEIRA A NOSTALGIA.
No fundo, este meu blogue, embora com esta entrada confusa, pretende ser um recordar do passado, reflectindo o presente e no fundo dar a conhecer algo mais sobre esta humilde aldeia e da região.
Vou tentar escrever qualquer coisita...

Sem comentários:

Enviar um comentário